Os 3 Ensinamentos Sábios que o Apóstolo Paulo deixou aos Tessalonicenses

Neste artigo vamos aprender os 3 Ensinamentos Sábios que o Apóstolo Paulo ensina aos habitantes de Tessalônica.

Tessalônica era a capital da província romana da Macedônia, situada ao noroeste da Tessália, no golfo Termaíco, foi a primeira cidade da Europa evangelizada.

Nós como cristão precisamos ter a consciência de sermos “bons exemplos“, está é forma, acredito que a melhor para atrairmos e convertermos pessoas a aceitarem Jesus Cristo como nosso único Senhor e Salvador. E fora isso, precisamos nos esforçar para termos uma vida tranquila, não ficando na zona de conforto na dependência de terceiros.

1) NÃO DEVEMOS FICAR CUIDANDO DA VIDA DOS OUTROS E NA DEPENDERIA DE TERCEIROS
Veja o que Paulo fala para os tessalonicenses:
“Esforcem-se para ter uma vida tranquila, cuidar dos seus próprios negócios e trabalhar com as próprias mãos, como nós os instruímos; a fim de que andem decentemente aos olhos dos que são de fora e não dependam de ninguém.” 1 Tessalonicenses 4:11-12 NVI

E quando Paulo estava com os tessalonicenses, declarou uma lei, veja:
“Quando ainda estávamos com vocês, nós ordenamos isto: Se alguém não quiser trabalhar, também não coma. Pois ouvimos que alguns de vocês estão ociosos; não trabalham, mas andam se intrometendo na vida alheia.” 2 Tessalonicenses 3:10-11 NVI

Encontramos muitas pessoas mais preocupadas em querer tirar o cisco dos nossos olhos do que se preocupar com a trave que está em seu próprio olho. Além de que, também, muitos quando precisam de uma ajuda, e as recebem… acabam acostumando e ficam na zona de dependência.

Outro ponto importante é que Paulo tinha um direito como obreiro cristão, mas não fez o uso do mesmo. No versículo abaixo podemos observar isso:
“Os presbíteros que lideram bem a igreja são dignos de dupla honra, especialmente aqueles cujo trabalho é a pregação e o ensino,” 1 Timóteo 5:17 NVI

Como diz no versículo acima, Paulo não queria usar sua autoridade para exigir pagamento. Pelo contrário, ele queria ser um exemplo para os outros seguirem.

2) MESMO TENDO DIREITO PELA SUA POSIÇÃO, MOSTRE BONS EXEMPLOS AOS OUTROS
“nem comemos coisa alguma à custa de ninguém. Ao contrário, trabalhamos arduamente e com fadiga, dia e noite, para não sermos pesados a nenhum de vocês, não porque não tivéssemos tal direito, mas para que nos tornássemos um modelo para ser imitado por vocês.” 2 Tessalonicenses 3:8-9 NVI

A falta de bom senso e da vontade de ser um modelo a ser imitado, toma conta não só dos cristãos, mas de uma boa parte das pessoas. Podemos observar isso diariamente nas igrejas e fora dela.

Terceiro e último ensinamento que quero deixar aqui é:

3) NÃO DEVEMOS ASSOCIAR COM OS DESOBEDIENTES, MAS DEVEMOS TER COMPAIXÃO

“Se alguém desobedecer ao que dizemos nesta carta, marquem-no e não se associem com ele, para que se sinta envergonhado; contudo, não o considerem como inimigo, mas chamem a atenção dele como irmão.” 2 Tessalonicenses 3:14-15 NVI

Na carta aos tessalonicenses, Paulo fala que os cristãos deveriam deixar de ter comunhão e não se associar com quem desrespeitasse as palavras daquela carta. Do contrário, seus vizinhos pagãos poderiam pensar que a igreja tessalonicense aprovava as ações daquela pessoa.

Mas por outro lado, o desobediente não é um inimigo, mas aquele que precisa de correção. Embora a rebelião devesse ser tratada, Paulo demonstra sua grande compaixão pelos irmãos. Ele odiava o pecado, mas não o pecador.

E para fechar, o último versículo de 2 Tessalonicenses 3, no versículo 18 Paulo diz:

“A graça de nosso Senhor Jesus Cristo seja com todos vocês.”

Para todas as dificuldades que os tessalonicenses e Paulo enfrentavam e para as dificuldades que Eu e Você enfrentamos hoje, a solução é a graça de nosso Senhor Jesus Cristo. Jesus não somente era a maior esperança dos tessalonicenses, mas era Ele que amorosamente lhes dava força para suportar as provações. Paulo orava para que isso fosse visível no meio deles.

Reflita e viva esses 3 ensinamentos, que a Graça e a Paz do Nosso Senhor Jesus Cristo esteja contigo!

Engenheiro da Computação e Pós-Graduado em Gerenciamento de Projetos. Certificado internacionalmente em Coaching: Executive, Leader As a Coach e Personal & Professional Coaching® reconhecidas pela SBC (Sociedade Brasileira de Coaching), pelo BCI (Behavorial Coaching Institute – EUA) e pelo ICC (International Coaching Council – EUA).



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *