Descubra se Verdadeiramente Você Possui Fé

O tema desse artigo desperta a curiosidade nas pessoas… afinal muitos cristão afirmam possuírem fé e crer em Deus, e fé é mais do que somente crer!

Antes mesmo de entrar no conteúdo deste artigo, vamos conceituar o que é Fé:
O dicionário define a fé como uma “crença, devoção ou confiança em alguém ou alguma coisa, especialmente sem prova lógica.” Ele também define a fé como um “crença e devoção a Deus”.

Mas vamos recorrer a Bíblia, porque ela tem muito mais a dizer sobre fé e sua grande importância.

Em Hebreus 11:1 diz que “a fé é a certeza de que vamos receber as coisas que esperamos e a prova de que existem coisas que não podemos ver.”. Certamente nenhum outro componente da vida cristã seja mais importante do que a fé.

Não temos como comprar, vender ou trocar a nossa fé com alguém. A fé é algo pessoal, ou seja, individual depende de cada um.

“Sem fé ninguém pode agradar a Deus, porque quem vai a ele precisa crer que ele existe e que recompensa os que procuram conhecê-lo melhor.” Hebreus 11:6

Dois pontos importantes que podemos observar nessa passagem são: a primeira que sem fé estamos “perdidos”!
Outro ponto muito importante que observamos no versículo, é a palavra “procuram”. Talvez na sua Bíblia esteja escrito “buscar” ao invés de “procurar”, seria a mesma coisa.

Muitas pessoas dizem que possuem fé, mas dificilmente tomam a decisão de conhecer a Deus de uma forma “melhor”. Até talvez desconhecem a grandiosidade da fé.

Mas essa busca, não é exatamente o que quero mostrar para você nesse artigo. O que quero evidenciar com esse artigo é: “Não basta somente crer em Deus, ou seja, ter fé e aceitar que Ele é o único Deus.”

Veja o que diz em Tiago 2:19 “Você crê que há somente um Deus? Ótimo! Os demônios também creem e tremem de medo.”

É isso mesmo que você leu, até os demônios creem que há somente um Deus, ou seja, eles acreditam e tem fé que Deus é único. Porém os demônios não vivem a Palavra de Deus, não obedecem a Palavra.

Não adianta só ter fé, ou seja, crê sem agirmos segundo a fé. Não adianta ter fé sem, aceitarmos e seguirmos a vivência da Palavra.

Abraão foi aceito por Deus quando ele ofereceu o seu filho Isaque sobre o altar.
Podemos observar que a fé de Abraão e sua ação de levar seu filho ao altar, agiram juntas. A obediência de seguir a Palavra de Deus foi aceita e cumprida por Abraão!

E fica evidente que Abraão por meio de suas ações; a sua fé se tornou completa!

“Assim, vocês veem que a pessoa é aceita por Deus por meio das suas ações e não somente pela fé.” Tiago 2:24.

A verdadeira fé afeta o estilo de vida daquele que crê; isso faz o crente viver o que Deus fala, se tornando uma pessoa melhor. Vivendo e incorporando a palavra de Deus em nossa vida.
Desta forma seremos obedientes e diferentes e consequentemente faremos a fé e a ação andarem juntas.

Reflita:

E o último versículo de Tiago 2 diz: “Portanto, assim como o corpo sem o espírito está morto, assim também a fé sem ações está morta.”

Em Romanos 1:5 Paulo fala da obediência que vem pela fé!
“Por meio de Cristo, Deus me deu a honra de ser apóstolo no serviço de Cristo para levar pessoas de todas as nações a crerem em Cristo e a serem obedientes a ele.”

Observe que Paulo não fala que a fé e a obediência são as mesmas coisas, Paulo fala que a verdadeira fé afeta o estilo de vida e a pessoa passará a responder a Deus de acordo com a fé que ela tem nesse novo estilo de vida que Deus propõem.

“Mas alguém poderá dizer: ‘Você tem fé, e eu tenho ações.’ E eu respondo: ‘Então me mostre como é possível ter fé sem que ela seja acompanhada de ações. Eu vou lhe mostrar a minha fé por meio das minhas ações.’” Tiago 2:18

Algum tempo atras li uma explicação muito interessante sobre o versículo acima de Tiago 2:18 que diz:

“O que mais temos no mundo, são os colecionadores de conhecimentos (vários diplomas, cursos) porém, com zero atitude, vejamos se há alguma lógica em uma pessoa dizer que é eletricista e mal sabe trocar uma lâmpada? Ou dizer que é motorista, e mal sabe estacionar?
Assim também, é alguém que diz ter fé, mas não tem obras (atitudes).

As pessoas na igreja não tem problemas em crer, mas sim em fazer!”

Engenheiro da Computação e Pós-Graduado em Gerenciamento de Projetos. Certificado internacionalmente em Coaching: Executive, Leader As a Coach e Personal & Professional Coaching® reconhecidas pela SBC (Sociedade Brasileira de Coaching), pelo BCI (Behavorial Coaching Institute – EUA) e pelo ICC (International Coaching Council – EUA).



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *